quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Segredo de Brokeback Mountain

Olá! Agora que eu coloquei na cabeça que eu vou ser uma blogueira de respeito, postarei pelo menos uma vez ao dia! E vamos logo ao nosso próximo post literário-cinematográfico de hoje, que é sobre o livro que deu origem à minha primeiríssima resenha no Skoob: O Segredo de Brokeback Mountain.





SINOPSE

Jack Twist e Ennis del Mar se conhecem ao pastorear ovelhas na fictícia montanha Brokeback, no estado americano Wyoming, em 1963. Os dois têm menos de 20 anos. Numa noite clareada por um fogo improvisado, ao som de uma gaita tosca, bebem, falam de rodeios e revelam um ao outro aspectos pesados de suas origens. A certa altura, a cumplicidade estabelecida quebra as idéias feitas de virilidade e dá lugar a uma relação homossexual que, de início, dura um verão. Assombrados por histórias de discriminação no Oeste americano, herdeiros de toda uma tradição caubói, eles se evitam, casam e têm filhos. O reencontro, entretanto, acontece. E se repete. O conto atravessa duas décadas da hesitante relação entre dois homens criados em regiões opostas do estado, unidos por desesperanças e solidão. Ennis, abandonado pelos pais, leva uma vida carimbada pela convenção: casamento, filhos, empregos em fazendas de gado. Jack, filho de um brutal vaqueiro da região, casa-se com a rica herdeira de uma empresa de equipamentos agrícolas. A história é narrada por uma escritora que alcança as mais delicadas notas do universo masculino ao descrever uma afeição marcada por sigilos, amores e brutalidades.


RESENHA

Tudo começou com a queda de um mito que eu tinha sempre em mente: os livros originais são sempre melhores que suas adaptações cinematográficas. Bem, eu estava redondamente enganada quanto a esse livro em particular. Essa fato culminou com a minha primeira resenha no Skoob, que você vê em seguida:

"Bem, essa é a primeira resenha que faço, porque esse livro foi algo inédito na minha vida. Pela primeira vez eu li um livro que virou filme... e achei o filme melhor. Na verdade, o livro é um pequeno conto, emocionante sim, mas muito vago. Já o filme... O filme foi maravilhoso, intenso, emocionante! O filme conseguiu passar mais emoção do que o livro. Ang Lee conseguiu passar mais emoção do que Anne Proulx. No filme eu podia sentir o que eles sentiam, mas no livro foi tudo muito superficial. Talvez seja o modo de escrever da Anne, muito cru e direto ao ponto. Mas eu achei que a história renderia mais. Enfim... Não sei ao certo o que faltou, ou onde faltou. É a mesma belíssima história de amor, totalmente igual ao filme (com diálogos fielmente descritos, inclusive), mas faltou algo mais. Algo que Ang Lee soube o que era, e Jake Gyllenhall e o saudoso e genial Heath Ledger também."


Fonte: http://www.skoob.com.br/estante/livro/1117575




O FILME


Brokeback Mountain (no original) estreou em 2005 nos EUA com Jake Gyllenhaal no papel de Jack Twist, e Heath Ledger (1979 - 2008) como Ennis Del Mar. O filme conta ainda com a atriz Anne Hathaway como a esposa de Jack. Dirigido com uma sensibilidade sem igual por Ang Lee, o filme ganhou 3 Oscars, 4 Globos de Ouro, 2 MTV Movie Awards, O Leão de Ouro no Festival de Veneza, o BAFTA e o Independent Spirit Awards, sendo um sucesso de crítica. O filme mostra de forma mais emocionante e intensa do que no livro o inexplicável amor entre os dois caubóis que vão pastorear ovelhas nas montanhas, no inverno de 1963. Uma história tão bela que nos leva às lágrimas com facilidade, como qualquer história de amor impossível (para a época) Destaque para a trilha sonora, que ganhou um Oscar e um Globo de Ouro, com uma bela canção dedilhada no violão, que já emociona desde a primeira cena. Um filme feito para agradar a todos os fãs de uma boa história de amor. Na foto acima, a síntese de tudo o que Brokeback significa para Ennis Del Mar, e o momento mais emocionante do filme (aquele que conseguiu me levar às lágrimas, confesso): o postal da montanha Brokeback e as duas camisas unidas no armário de Ennis.






HEATH LEDGER

A Toca da Coelha dedica este post à memória de Heath Ledger, grande ator que teve sua brilhante carreira interrompida em 22 de Janeiro de 2008. Por Brokeback Mountain ele foi indicado a nove prêmios pelo mundo, e venceu dez premiações póstumas (entre elas um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) pelo seu trabalho como Coringa em Batman, O Cavaleiro das Trevas, seu último trabalho completo. Ledger deixou órfã Matilda Rose, de 4 anos, fruto de seu relacionamento com Michelle Williams, sua esposa no filme Brokeback Mountain. Jake Gyllenhaal é o padrinho da menina, que recebeu todos os prêmios póstumos do pai. Fica aqui minha homenagem.

Mais informações sobre Heath Ledger: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heath_Ledger

0 comentários:

Postar um comentário